
Parte do cotidiano da maioria dos brasileiros, já nascemos inseridos na cultura do churrasco. Isso não significa que não hajam segredos a serem aprendidos para aprimorar as refeições em família. O churrasqueiro José Almiro, apresentador do canal Churrasqueadas, dá dez dicas para garantir uma carne suculenta e macia!
1. Tenha uma boa churrasqueira
A opção de ajustar a altura da grelha em relação à brasa, por exemplo, possibilita o controle
da temperatura sobre a carne. Uma boa churrasqueira é fundamental para selar a peça, acertar o ponto, ou até mesmo assar carnes que demoram mais e exigem um cozimento lento, como a costela e o cupim.
2. Acenda o carvão de 30 a 40 minutos antes
Este é o tempo médio que o carvão precisa para ficar incandescente e a própria churrasqueira atingir a temperatura ideal para começar a colocar a carne na grelha.

3. Deixe a carne em temperatura ambiente antes de levar para a grelha
Levar a carne congelada ou muito gelada para a grelha dificultará que chegue ao ponto desejado, além de haver uma maior chance de enrijecer a peça.
4. Deixe para salgar a carne na hora
Salgar a carne com muita antecedência pode deixá-la salgada demais ou desidratá-la. O ideal é salgar apenas na hora que for levar à grelha ou após assada.
5. Não fure a linguiça
Um dos principais erros ao assar linguiça é furá-la. Desta forma, você tirará toda a suculência e a deixará seca.

6. Nunca jogue água na churrasqueira
Caso a churrasqueira tenha chamas, nunca jogue água. Isso levantará muita sujeira e abaixará drasticamente a temperatura da churrasqueira, comprometendo o churrasco.
7. Um bom churrasco exige uma boa faca
Facas cegas rasgam a carne, deixando-a feia. Além disso, pode comprometer a suculência, visto que você precisará fazer muita força para corta, amassando a peça.

8. A qualidade da carne é essencial
Carnes com uma boa camada de gordura, um bom marmoreio, oriundo de um gado de qualidade, fazem toda a diferença no churrasco.

9. Não corte o bife muito fino na hora de grelhar
Peças muito finas dificilmente terão suculência e tendem a ficar mais secas. Opte por bifes de 2 a 3 dedos. Dessa forma, você garante maciez e sabor. O ideal é consumi-la ao ponto, ao ponto menos ou até mesmo mal passada. Mais que ao ponto, ela tende a ficar rígida, seca e sem sabor.

10. Corte sempre contra as fibras na hora de consumir
Esta é uma dúvida muito comum nas regras de etiqueta, mas o melhor jeito de consumir o churrasco é cortá-lo contra as fibras, facilitando a mastigação.